amp template

INVESTIGAÇÃO

Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo

Laboratório de Arqueociências 



O laboratório de arqueobotânica/paleobotânica, tem por objectivo e missão o desenvolvimento da investigação paleoambiental e paleoclimatica da região do médio Tejo, através da aplicação de duas ciências, palinologia e antracologia.  

Mobirise

Unidade de Geoarqueologia e Arqueometria


           Este laboratório articula-se em torno de dois campos de actividade, a Geoarqueologia e a Arqueometria, com a aplicação de técnicas de estudo e de caracterização de materiais e/ou depósitos arqueológicos. 


-----------------------------------------------------

Equipa
 
Pierluigi Rosina
Cidália Delgado
Hugo Gomes
Cristiana Ferreira
Gabriel Berruti

Mobirise

Barquinha apresenta Carta Arqueológica-histórica

Mobirise

No âmbito das diversas iniciativas de homenagem póstuma a José Gomes, um dos grandes impulsionadores da arqueologia em Vila Nova da Barquinha e na região, o Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha recebeu, no passado dia 13 de Dezembro, a apresentação da Carta-galeria Arqueológico-histórica do Concelho numa iniciativa que teve como lema “Conhecer para preservar, conhecer para divulgar”. José da Silva Gomes (1942 – 2012) foi Presidente da ACIAAR – Associação Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo, sediada em Vila Nova da Barquinha, até ao último dia de vida e teve um papel pioneiro na investigação sobre o passado e sobre o território, no Alto Ribatejo. O arqueólogo, professor e investigador “transmitiu a paixão pela arqueologia e pelo conhecimento a dezenas de jovens do concelho”, conta Sara Cura, arqueóloga natural de Vila Nova da Barquinha e hoje doutorada na área e Técnica Superior do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação. “Foi ele que descobriu a grande parte dos sítios arqueológicos que constam nesta Carta”, referiu. A apresentação contou com a presença de Fernando Freire, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha; Ana Cruz, Diretora do Centro de pré-História do Instituto Politécnico de Tomar (IPT); Pierluigi Rosina, Docente do IPT; António Luís Roldão, Investigador da história local; José Manuel da Silva, antigo docente no IPT, Ana Graça, Técnica Superior do Centro de Pré-História do IPT; Cidália Delgado, Técnica Superior do Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo e Rita Anastácio, docente no IPT.A iniciativa foi promovida pelo Município de Vila Nova da Barquinha, CIAAR, Instituto Politécnico de Tomar e Centro de Pré-História do IPT (CPH).

O documento pode ser consultado aqui.

Mobirise

Escavação Arqueológica - Ribeira da Atalaia

Mobirise

Visita de Alunos 

carta arqueologica

Exemplo da  sala de tratamento

Morada
 Largo do Chafariz Nº3
2260-407 Vila Nova da Barquinha - Portugal

Contactos
Email: [email protected]                    
Telefones:
249 711 209

© 2018 ACIAAR- All Rights Reserved

site created by jmswebconsulting